Distrito do Buriti recebe retroescavadeira e carretinha para limpeza urbana

Distrito do Buriti recebe retroescavadeira e carretinha para limpeza urbana
A estimativa é do diretor superintendente da empresa EMSA, Ricardo Corrêa. Autoridades locais como prefeito Maia Neto (PR), deputado estadual J. Barreto e outras lideranças locais visitaram as obras Alto Araguaia, MT – Uma estrada que corta o cerrado em direção à divisa com Goiás passando por dezenas de cidades na região Sudoeste de Mato Grosso. No período de estiagem a poeira é impiedosa. Quando a chuva chega à região, a lama e grandes atoleiros dificultam o tráfego. Mas este cenário tem tudo para chegar ao fim. Isso porque estão sendo executadas obras de pavimentação da MT-100 entre o município de Alto Araguaia e Barra do Graças. No trecho que compreende os municípios de Alto Araguaia, Araguaia, Ponte Branca e Ribeirãozinho as obras devem ser concluídas até dezembro de 2014. A previsão é do diretor superintendente da empresa Emsa, Ricardo Corrêa, que esteve nesta sexta-feira (10) juntamente com o prefeito Maia Neto (PR), vereadores e deputado estadual J. Barreto (PR) visitando as obras e conferindo de perto o andamento dos trabalhos. [caption id="attachment_25681" align="alignright" width="319"]DSC04905 Da direita para esquerda: prefeito Maia Neto, Ricardo Corrêa, diretor superintendente da empresa EMZA e o presidente da Câmara de Alto Araguaia, Wanderalques de Castro, o Wando[/caption] As autoridades percorrem cerca de 10 km do trecho para verificar in-loco o trabalho de terraplanagem. A MT-100 pavimentada vai reduzir distâncias para o escoamento da produção, facilitar o acesso aos municípios vizinhos, fomentar o turismo, gerar emprego e renda. Além disso, as obras de pavimentação vão tornar mais suaves as serras existentes na região, abrindo caminho para os veículos de grande porte que terão mais facilitado para o transporte de grãos, insumos e a produção de gado. O lançamento das obras da MT-100 em Alto Araguaia foi feito no dia 15 de julho pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Os investimentos serão de R$ 99.512.888,00. As obras, segundo o diretor Ricardo Corrêa, só não estão num ritmo ainda maior por conta do atraso na emissão de licenças ambientais liberadas em dezembro passado. “Até então não podíamos trabalhar a todo vapor”, disse. “Embora as chuvas, vamos tocar as obras. Agora não tem mais desculpa. Não tem como parar mais. É início do ano e estamos neste trecho vendo as máquinas trabalhar. Esperamos terminar as obras até dezembro”, disse. O deputado estadual J. Barreto, relator da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALL-MT), destacou o MT Integrado beneficiará dezenas de municípios no Estado. Somente na região, serão cerca de 12 cidades. “É uma verdadeira integração do Sul do Estado. É uma conexão que tem os recursos assegurados para esta obra. Não tenho dúvida nenhuma que será uma grande redenção econômica para a região, pois toda produção virá pela MT-100 até o terminal de Alto Araguaia. Estamos felizes vendo essa obra saindo do papel e se tornando uma realidade”, afirmou Barreto. [caption id="attachment_25682" align="alignleft" width="319"]DSC04907 Cerca de 50 máquinas trabalham na etapa de terraplanagem. Previsão é de serviço concluído até dezembro, se chuvas colaborarem[/caption] Atualmente, cerca de 50 máquinas de grande porte trabalham no trecho o que fez crescer a expectativa em relação ao andamento das obras. A terraplanagem já foi concluída em cerca de 15 km em direção a Araguainha. O prefeito Maia Neto (PR) vê nas obras de pavimentação da MT-100 uma grande oportunidade para reaquecimento do terminal ferroviário de Alto Araguaia, inaugurado em 2002 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O que atrasou foram as licenças. 2014 é o ano da MT-100. Esperamos que essa obra fique pronta até dezembro e que fundamentalmente fomente a economia local e de toda região. Toda produção do grande Vale Araguaia virá por esta rodovia pavimentada até o terminal de Alto Araguaia. É sem dúvida um momento histórico para todos nós que aguardamos há quase 30 décadas essas obras”, destacou. As obras da MT-100 fazem parte do Programa MT Integrado, um conjunto de obras que visam à interligação com asfalto de todos os 144 municípios do Estado. O programa abrange 44 municípios do interior. As obras do MT integrado, somadas chegam a 2,5 mil km de pavimentação, o maior programa de asfaltamento do Brasil com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão. Também visitaram as obras da MT-100 nesta sexta-feira o presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, Wanderalques de Castro, o Wando; Marcos Aurélio da Silva, o Marquinhos (ambos do PR); Nelcy Pio Peron e Guilhermino Berigo, o Finega (do PT) e Jorge Melo (SDD).